“Doem-me as costas. Será pneumonia?”

O receio de que a dor nas costas ou “dor nos pulmões” seja uma pneumonia é bastante frequente. Já lhe aconteceu? Veja a resposta.

O que é uma pneumonia?

Pneumonia é uma infeção nos pulmões, mais precisamente nos pequenos “sacos de ar” designados alvéolos e no tecido que os rodeia. Pode ser provocada por vírus, bactérias ou fungos. Existem as chamadas pneumonias adquiridas na comunidade e as adquiridas em locais de cuidados de saúde (hospitais, unidades de cuidados continuados, lares, etc).

Porque é que a pneumonia dá dor?

Os pulmões NÃO DOEM já que não possuem inervação sensitiva. O que dói é uma membrana que envolve o pulmão. Na pneumonia, o local infetado pode afetar a pleura parietal (uma das duas membranas abaixo das costelas que envolvem os pulmões) que quando está inflamada causa dor com os movimentos torácicos, ou seja, dói quando respiramos, tossimos, soluçamos ou pressionamos. Esta dor é aquela para onde consegue apontar muito bem e geralmente do tipo pontada.

Quando suspeitar de pneumonia e o que fazer?

A pneumonia pode apresentar-se de formas diferentes sendo que o mais frequente é haver tosse com ou sem expetoração. Pode acompanhar-se de arrepios de frio, dores no corpo, febre e falta de ar (diferente de dor ao respirar!). Se apresentar estes sintomas aconselho observação médica. O raio x torácico nem sempre é obrigatório, depende de cada caso.

Uma pneumonia pode matar?

Pneumonia nem sempre é grave! A doença pode ser mais perigosa em crianças, idosos e alguns doentes crónicos (com diabetes, doença pulmonar obstrutiva crónica, cancro, etc). Em pessoas normalmente saudáveis e mesmo nalguns doentes crónicos a pneumonia trata-se em casa sempre sob orientação médica. Em pessoas debilitadas pode ser necessário internamento não só para tratamento (alguns antibióticos apenas estão disponíveis no hospital) como também para vigilância. O importante é detetar e tratar atempadamente.

Existe alguma vacina contra a pneumonia?

Em Portugal está disponível uma vacina que diminui o risco de contrair a pneumonia por bactérias Streptococcus pneumoniae. Designa-se Prevenar 13, é comparticipada e pode ser adquirida na farmácia (28 a 37€ com receita médica). Administra-se uma dose, não sendo necessário repetir. Trata-se da mesma vacina que se administra às crianças. Existia uma outra vacina (Pneumo 23) mas que já não se encontra disponível e não se prevê a sua reposição.

Esta vacina está recomendada a determinadas pessoas sendo gratuita para algumas. Clique aqui para consultar a tabela de recomendações. Para que fique devidamente registado e possa ser consultado aconselho a que administre a vacina no centro de saúde.

Pneumonia é uma infeção pulmonar, pode afetar qualquer pessoa sendo mais frequente em pessoas com outros problemas de saúde. Apenas dor nas costas não é igual a ter pneumonia já que na maioria das vezes a dor aparece acompanhada de outros sinais ou sintomas (tosse, expetoração, febre, falta de ar). Tosse com ou sem expetoração, febre, falta de ar e dor ao respirar devem alerta-lo. Se tem algum problema de saúde que justifique proteja-se com a vacina. Administre no centro de saúde para que fique registado no seu processo clínico que poderá consultar no portal sns.gov.pt. 

Deixe uma resposta