Alimentar no 1º ano de vida

O primeiro ano de vida é um desafio para qualquer cuidador. A alimentação deve ser uma prioridade e, como tal, há regras que devem ser cumpridas. A alimentação nesta fase da vida tem um impacto extraordinário na vida adulta, daí a sua importância. 

Eis a resposta a algumas dúvidas…

Quando devo introduzir outros alimentos que não o leite?

O leite deve ser o alimento exclusivo do bebé até aos 4 ou 6 meses, conforme seja leite materno (6 meses) ou adaptado (4 meses). A introdução de novos alimentos nunca deve ser antes dos 4 nem depois dos 7 meses. A partir dos 4 meses o leite pode não cobrir as necessidade nutricionais e o bebé já é capaz de receber outros alimentos.

A Organização Mundial de Saúde recomenda o leite materno exclusivo até aos 6 meses.

Devo oferecer água ao bebé no primeiros 4-6 meses?

Não é necessário, exceto se o bebé frequentar espaços muito quentes. O leite, seja ele materno ou adaptado, deve suprir as necessidade hídricas do bebé. Assim que iniciar a diversificação, a água deve ser oferecida ao longo do dia.

Devo começar com a sopa ou com a papa?

Aconselha-se começar com a sopa em vez da papa. O doce é um sabor de fácil habituação para o bebé, por isso torna-se necessário treinar em primeiro lugar sabores não doces. Se começar com a papa poderá ser mais difícil introduzir a sopa, o contrário já não será tão provável.

Como preparo uma sopa?

A regra passa por usar sempre 4 ingredientes, cozê-los numa panela com água ao nível da altura legumes, passar com varinha mágica e adicionar uma colher de sobremesa de azeite. Usar como base a batata, cebola, o alho francês, a cenoura, a abóbora, o alho, a alface, a couve branca, os bróculos e a curgete (máximo 4 a 5 legumes) e progressivamente introduzir outros.

Regras da sopa

  1. NUNCA ADICIONAR SAL AÇÚCAR OU KNORR!
  2. Dê um espaço de 3-5 dias na introdução de novos ingredientes
  3. Conservar no frigorífico e nunca mais do que 3 dias.
  4. Utilize legumes frescos.

Como preparo uma papa?

A maioria dos pais opta por comprar as papas sendo apenas necessário adicionar água ou leite (conforme a papa seja láctea ou não). Saiba que pode preparar as suas próprias papas em casa.

Qual o leite que devo dar? Posso dar leite de vaca? Quais as quantidades?

Assim que inicia a diversificação alimentar, os derivados de leite (leite materno/adaptado, iogurtes…) devem ser oferecidos numa quantidade aproximada de 500-750ml por dia. Não se esqueça de contabilizar o leite que utiliza para preparar a papa. O leite de vaca só pode ser introduzido a partir dos 12 meses, nunca antes.

Quando é que o bebé pode partilhar das refeições familiares?

A partir dos 12 meses. Atenção à forma como condimenta os alimentos. Os adultos têm por hábito usar o sal na preparação dos alimentos. Como teve o cuidado de não introduzir o sal durante os 12 meses, não estrague o que conseguiu pelo que esta é uma boa oportunidade para ajustar os hábitos de toda a família.

O iogurte deve ser dado como sobremesa ou como refeição?

O iogurte deve ser dado como refeição e não como sobremesa. Utilizar o iogurte como sobremesa reduz a absorção do cálcio do leite e do ferro do prato principal.

Quando posso dar fruta?

A partir dos 6 meses e como sobremesa. Preparar e oferecer individualmente de forma a que o bebé treine o sabor. Sugestões: maçã, banana, pêra… fruta da época. Outras: melancia, melão, meloa, uvas, ameixa, pêssego, ananás… Evitar os frutos potencialmente alergogénicos (morango, amora, kiwi, maracujá).

O leite deve ser o alimento exclusivo até aos 4-6 meses. Dê preferência à sopa no início da diversificação alimentar. São necessárias 5 a 6 refeições por dia. A fruta deve ser oferecida individualmente e como sobremesa. O iogurte é ótimo como refeição e não como sobremesa. A água deve ser oferecida ao longo do dia, não sendo normalmente necessária durante os primeiros 4-6 meses de vida.

Para consulta rápida disponibilizo um folheto que pode imprimir ou guardar (Clique aqui para aceder ao folheto) 

2 Replies to “Alimentar no 1º ano de vida”

  1. Helena Cabral says: Responder

    Parabéns! Acho que a questão do leite de vaca aparece numa pergunta mas depois não fica bem esclarecido na resposta, mudaria isso 🙂

    1. Agradeço o comentário. Efetivamente essa questão apenas é respondida no folheto. Ja se encontra a resposta no texto. Obrigado 🙂

Deixe uma resposta