“Qual o protetor solar que devo escolher?”

Escolher o protetor solar tem algumas regras, deve ser usado durante todo o ano e pode ser adquirido a preços acessíveis. Basta saber escolher e saber usar.

Como escolho o protetor solar? 

O protetor solar deve proteger contra raios ultravioleta (UV) tipo A e tipo B, deve ter um fator no mínimo de 30 e ser resistente à água.

Creme, gel ou spray?

Prefira creme ou gel. O spray não é o mais aconselhado na medida em que é mais difícil controlar a quantidade aplicada embora seja mais fácil de aplicar nas crianças. O creme é melhor para peles secas e o gel para zonas mais peludas e couro cabeludo.

Posso usar o protetor do ano passado? 

O protetor solar depois de aberto deve seguir as instruções da embalagem que geralmente tem validade de 9 a 12 meses. Se por ventura o seu protetor solar não tiver data de validade após abertura, considere 3 anos como prazo de utilização após aberto (escreva no frasco a data em que abriu). Ter um frasco aberto há mais de 1 ano significa que possivelmente não o usou na quantidade correta para além de que muitas das vezes o protetor é exposto a altas temperaturas que raduz a sua eficácia.

Fator 10, 20, 30 ou 50? Qual a diferença?

No mínimo o fator 30. Fator 30 protege contra 97% dos raios UV. Os fatores acima protegem pouco mais que 97% sendo que não existem protetores que protejam a 100%. Usar fator 50 não significa que possa estar exposto ao sol mais tempo sem aplicar protetor, deve aplicar com as mesmas regras (ver questão seguinte).

Quantas vezes e quanto devo aplicar?

Aplicar 15 a 30 min antes da exposição solar e a cada 2 horas ou após exposição à água. A quantidade a aplicar em todo o corpo corresponde aproximadamente à da palma da sua mão.

Zonas do corpo que geralmente ficam esquecidas.

Pescoço, orelhas, pés e lábios são zonas do corpo muitas vezes esquecidas e por vezes as mais sensíveis.

 

Quanto mais caro o protetor melhor?  

Mais importante que o preço é cumprir os requisitos (mínimo de fator 30, resistente à agua proteção contra raios UV tipo A e tipo B). Não se aconselham os protetores antirrugas, de cor ou perfumados visto que poderão perder o efeito protetor.

Qual o melhor protetor para o bebé?

É totalmente desaconselhada a exposição solar às crianças com menos de 6 meses. As crianças devem obedecer às mesmas regras que os adultos embora pela sua maior sensibilidade devem ser-se mais rigoroso usando roupas adequadas, óculos de sol, chapéus de abas largas e preferir protetor solar mineral com óxido de zinco ou dióxido de titânio.

 

Altas temperaturas atraem à exposição solar que com ela deve sempre acompanhar a devida proteção. O protetor solar é uma das principais medidas para além do uso de roupa, chapéu e óculos de sol. Evite as horas críticas (das 12 às 16 horas). Prefira o creme ou gel, escolha o protetor solar com fator no mínimo 30, contra raios UV tipo A e tipo B e resistente à agua. Aplique 15 a 30 minutos antes da exposição solar e a cada 2 horas ou após exposição à água. 

Deixe uma resposta