É suspeito ou tem COVID-19 e o seu médico ou enfermeiro liga-lhe todos os dias? Ajude-os!

Se é suspeito ou doente COVID-19 ou está isolado por contacto com doente COVID-19, é muito provável que o estejam a contactar diariamente por telefone. Isto porque, após um contacto com o SNS24, uma consulta no centro de saúde (presencial ou por telefone) ou no serviço de urgência, é introduzido numa plataforma designada TraceCOVID19, de acesso a todos os profissionais de saúde. Esta tarefa é mais uma no meio de tantas outras que têm os nossos profissionais de saúde, o que implica mais tempo, que muitas vezes têm dificuldade em gerir.

Por esse motivo, já é possível ser o próprio utente a reportar o seu estado de saúde online, via site de internet https://servicos.min-saude.pt/covid19/ onde apenas basta colocar o seu nome, data de nascimento e número de utente do SNS. De seguida, pode acrescentar a vigilância. O profissional, no dia que o tiver de contactar, terá acesso ao que reportou. Caso não veja alteração do seu estado de saúde, não irá contactá-lo. NOTA: esta função apenas está disponível quando o profissional a desbloqueia na plataforma, portanto, caso não consiga e se ache capaz de a usar, solicite ao médico ou enfermeiro que desbloqueie.

Este método tem várias vantagens, quer para o utente quer para o profissional. Por um lado, o utente tem a liberdade de reportar o seu estado no horário que mais lhe convém, por outro, o profissional consegue vigiar mais utentes em menos tempo.

Também pode reportar os seus sintomas através da Área do Cidadão, no entanto isto requer que tenha a sua chave móvel digital.

Também pode reportar os seus sintomas através da Área do Cidadão, no entanto isto requer que tenha a sua chave móvel digital.

Se todos ajudarmos, o SNS fica mais rico!