Blog com informação médica confiável para uma comunidade mais saudável e consciente. Saber Mais

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

Paralisia facial – tudo o que precisa saber

A paralisia facial, também conhecida como paralisia de Bell, pode gerar preocupação devido à assimetria facial súbita, muitas vezes confundida com sintomas de um AVC. Se desconfiar de uma paralisia facial, é crucial procurar avaliação médica para confirmar o diagnóstico. Seja pró-ativo na busca de ajuda e mantenha a calma, pois a paralisia facial é tratável.
A paralisia facial, também conhecida como paralisia de Bell, pode gerar preocupação devido à assimetria facial súbita, muitas vezes confundida com sintomas de um AVC.

A paralisia facial, também conhecida como paralisia de Bell, é uma condição comum. Esta pode causar assimetria no rosto e preocupar o doente devido à “desfiguração” e ao receio de estar a sofrer um AVC. A paralisia facial surge de forma súbita e a sua causa é desconhecida. Contudo, em alguns casos pode estar relacionada com infeções víricas, como o herpes simplex.

O que fazer em caso de suspeita?

Se desconfiar de uma paralisia facial, é importante procurar um médico para uma avaliação e confirmação do diagnóstico. A principal diferença entre a paralisia facial e um AVC (acidente vascular cerebral) é que, no caso do AVC, além da assimetria facial, ocorre também perda de força ou sensibilidade num dos lados do corpo (membros superiores e inferiores). Nesse caso, é necessário ligar 112, pois trata-se de uma situação de emergência que requer uma intervenção médica imediata.

Se o diagnóstico for confirmado, qual é o tratamento?

Se o diagnóstico for feito nos primeiros dias, é benéfico iniciar o tratamento com corticoides orais e antivirais para evitar a progressão da doença e melhorar o prognóstico. Além disso, é fundamental iniciar a fisioterapia, pois o sucesso na normalização da face depende muito desta terapia. A recuperação total pode demorar cerca de 3 semanas, sendo mais eficaz quando se inicia o tratamento de fisioterapia o mais cedo possível. Nesse meio tempo, pode realizar alguns exercícios em casa, como encher balões, sorrir, soprar por uma palhinha e segurar uma caneta entre os lábios e acima do lábio superior.

Se o olho do lado afetado começar a ficar vermelho e seco, pode beneficiar da aplicação de colírios hidratantes (gotas a aplicar nos olhos) de 2 em 2 horas, principalmente antes de deitar.

É necessário fazer uma tomografia computorizada (TAC)?

Se houver uma forte suspeita de paralisia facial, não é necessário fazer uma TAC. Acima de tudo, não entre em pânico se tiver esta condição. O mais importante é procurar ajuda médica o mais cedo possível. A probabilidade de uma recuperação completa é bastante elevada.

Leia mais artigos sobre “Saúde Familiar” aqui.

A informação constante neste blogue deve, sempre que necessário, ser abordada com o seu médico e está sujeita a atualizações a que os leitores devem estar atentos.

PARTILHAR

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

Navegação

Scroll to Top