Blog com informação médica confiável para uma comunidade mais saudável e consciente. Saber Mais

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

Salicórnia – uma alternativa ao sal

Procura uma alternativa ao sal de cozinha? Experimente salicórnia! Com baixo teor de sódio, beneficia aqueles que necessitam limitar a ingestão de sal por motivos de saúde, como hipertensão.

Já ouviu falar da Salicórnia, o “Aspargo do Mar”? É um excelente substituto do sal. Os portugueses consomem o dobro da quantidade de sal diária recomendada. Reduzir ao consumo de sal reduz-lhe a probabilidade de morte por doença cardiovascular. Já houve uma melhoria com medidas públicas como a redução da quantidade de sal no pão, mas não são suficientes, pelo que recomendo às famílias a adotarem medidas conjuntas para melhorar a sua saúde cardiovascular.

Vamos falar sobre a Salicórnia, uma planta interessante e única que está a atrair a atenção dos nutricionistas e dos que apreciam alimentos saudáveis.

Uma alternativa promissora ao sal de cozinha

Também conhecida como “aspargo do mar” ou “erva salgada”, a salicórnia é uma planta que cresce em regiões costeiras salgadas. Ela é rica em nutrientes, como antioxidantes e minerais, e tem um sabor naturalmente salgado. Devido às suas características, está a ser investigada como uma potencial alternativa ao sal de cozinha.

Potencial da salicórnia como substituto do sal

A salicórnia poderá vir a ser usada como substituto do sal em dietas hiposalinas – ou seja, dietas com baixo teor de sódio. Poderá ser importante especialmente para aqueles que precisam de limitar a ingestão de sódio por motivos de saúde (exemplo dos hipertensos), mas que ainda desejam um sabor salgado nas refeições.

No entanto, ainda são necessários mais estudos para compreender completamente os possíveis benefícios e desvantagens da salicórnia. E, como qualquer alimento, a salicórnia deve ser consumida como parte de uma dieta equilibrada e não deve ser vista como uma cura milagrosa. Assim, se está à procura de uma alternativa mais saudável ao sal, por que não experimentar a salicórnia?

Encontra “aspargo do mar” em várias superfícies comerciais. Pesquise no Google e encontre o local mais próximo de si!

Outras alternativas ao sal

Outras alternativas ao sal que pode considerar são as ervas aromáticas (tomilho, orégãos…), sal de aipo, vinagre ou limão.

A informação constante neste blogue deve, sempre que necessário, ser abordada com o seu médico e está sujeita a atualizações a que os leitores devem estar atentos.

PARTILHAR

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

Navegação

Scroll to Top