Se sofre de hipotiroidismo e está medicado para o efeito (levotiroxina), saiba que:
- O medicamento deve ser tomado em jejum sem outros medicamentos. É frequente vermos pessoas também medicadas com protetores gástricos ou antihipertensores e tomarem-nos todos ao mesmo tempo. A levotiroxina deve ser tomada em jejum e devem aguardar pelo menos 30 minutos até tomar outros medicamentos ou ingerir alimentos. DICA: deixe o medicamento na cabeceira da cama e tome assim que acordar, de forma a que, depois de se arranjar, tenha passado tempo suficiente para a toma de outros medicamentos.
- Uma vez escolhida a marca do laboratório, mantenha sempre a mesma (se possível). Se, por exemplo, toma o eutirox, mantenha a mesma marca. A mudança de laboratório pode levar a um descontrolo dos níveis da hormona. Este fármaco é extremamente sensível e qualquer alteração pode levar a níveis não pretendidos.
- Não parta o medicamento ao meio, pelo mesmo motivo mencionado anteriormente
- O controlo da função tiroideia, uma vez estabilizada, deve ser feita anualmente com o seu médico de família através de uma análise sanguínea para doseamento da TSH.
- Se for mulher e pensar em engravidar, não se aconselha o suplemento com iodo. Avise sempre o médico que a consultar quanto à toma de levotiroxina.
Gostou deste conteúdo sobre o hipotiroidismo? Leia agora o nosso artigo “Estou a engordar… deve ser da tiróide”.