Blog com informação médica confiável para uma comunidade mais saudável e consciente. Saber Mais

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

Tem tosse que nunca mais acaba? Saiba se é tosse crónica!

A procura por consulta médica tem sido comum tanto em crianças quanto em adultos que apresentam persistência de tosse após uma "gripe" ou mesmo após tratamento de pneumonia. Será tosse crónica? Descubra neste artigo.
Tem tosse que nunca mais acaba? Saiba se é tosse crónica!

A tosse pós-infecciosa é uma condição comum que geralmente não requer tratamento específico além da espera pela sua resolução. Esta tosse pode persistir por até 8 semanas e geralmente piora à noite, durante o sono. É recomendada orientação médica se a tosse for prolongada ou causar desconforto, pois pode ser considerado um tratamento de alívio para assim evitar a tosse crónica.

É frequente ver-se doentes automedicar-se com expectorantes sem benefício ou antitússicos quando a tosse se trata de um mecanismo de defesa. Recorra sempre a um profissional de saúde.

Características da tosse crónica:

A tosse crónica caracteriza-se pela sua persistência prolongada – mais de oito semanas em adultos e mais de quatro semanas em crianças.

Diferentemente da tosse aguda, que é geralmente temporária e associada a infecções respiratórias comuns, a tosse crónica pode ser um sintoma de uma condição mais séria, como:

  1. A asma se não estiver controlada, pode manifestar-se com tosse, má qualidade de sono e até mesmo pieira (sons agudos durante a respiração), situação que pode beneficiar de um tratamento específico que poderá aliviar todas estas queixas.
  2. A rinorreia posterior (produção de muco nasal), também pode ser uma das causas, pois face ao muco produzido é estimulado o reflexo de tosse. Aqui, o tratamento poderá passar por anti-histamínicos ou corticóides.
  3. Já o refluxo gastroesofágico, é igualmente uma causa de tosse nem sempre considerada pelos doentes e até mesmo médicos. Pode ser acompanhado de azia e mau gosto na boca. A tosse agrava-se depois das refeições e à noite. O tratamento com protetores gástricos, podem resolver a situação, mas requer uma observação médica para explorar o motivo deste refluxo. 
  4. Outras causas de tosse crónica são: DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica), alguns medicamentos para hipertensão arterial, ou pode ser idiopática, isto é, sem causa conhecida.

Se a tosse persistir por um longo período ou estiver acompanhada de outros sintomas, como febre, expectoração com sangue ou perda de peso, procure ajuda.

Por último, conheça outros artigos relacionados com saúde familiar.

A informação constante neste blogue deve, sempre que necessário, ser abordada com o seu médico e está sujeita a atualizações a que os leitores devem estar atentos.

PARTILHAR

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

Navegação

Scroll to Top