Blog com informação médica confiável para uma comunidade mais saudável e consciente. Saber Mais

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

Alérgico à penicilina? O melhor é confirmar!

Embora muitos afirmem ter alergia à Penicilina, apenas 5% são comprovadamente alérgicos, levantando a suspeita de falsos casos. Essa crença equivocada pode resultar em tratamentos mais complexos, efeitos secundários indesejados, resistência aos antibióticos e custos adicionais de saúde. Marque uma consulta de imunoalergologia e confirme se é alérgico (ou não).
Embora muitos afirmem ter alergia à Penicilina, apenas 5% são comprovadamente alérgicos, levantando a suspeita de falsos casos.

Achar erradamente que é alérgico à penicilina pode sair-lhe muito caro. Saiba porquê e o que fazer!

É muito frequente ouvir-se que se é alérgico à penicilina, no entanto são poucos os casos com esta alergia confirmada, estimando-se que haja muitos falsos alérgicos. A penicilina e os seus derivados, como por exemplo a amoxicilina, são os antibióticos de primeira escolha na maioria das infeções bacterianas. O médico, quando tenciona prescrever um antibiótico, tem em conta as alergias que você alega ter. Assim, se a penicilina for um deles, será prescrito um antibiótico alternativo, o que pode dificultar o tratamento.

Quantas pessoas são alérgicas?

Embora muitas pessoas afirmem ter alergia à penicilina, apenas cerca de 5% desses casos são comprovadamente alérgicos. Deste modo, levanta-se a suspeita de que muitos desses relatos podem ser falsos. Essa crença equivocada pode resultar em consequências significativas. Tratamentos mais complexos, efeitos secundários indesejados, aumento da resistência aos antibióticos e custos adicionais para o sistema de saúde são algumas delas.

Quem é alérgico à penicilina, pode deixar de o ser?

Sim, é possível que alguém que seja alérgico à penicilina deixe de sê-lo. Com o tempo, pode ocorrer uma diminuição da sensibilidade do sistema imunológico, levando à resolução da alergia.

Como confirmar se é alérgico?

Para determinar se você é alérgico à penicilina, precisará passar por uma avaliação médica, de preferência com um imunoalergologista. Além disso, pode solicitar ao seu médico de família uma referenciação a esta consulta do hospital da sua área de residência.

Porque é tão importante confirmar esta alergia?

É crucial confirmar uma alergia à penicilina devido à importância desse grupo de antibióticos no tratamento de uma ampla gama de infeções, incluindo as respiratórias, cutâneas e dentárias. Se não tiver a certeza que é alérgico, o melhor é confirmar, uma vez que poderá beneficiar deste medicamento ou dos seus derivados.

Leia outros artigos relacionados com este tema aqui.

A informação constante neste blogue deve, sempre que necessário, ser abordada com o seu médico e está sujeita a atualizações a que os leitores devem estar atentos.

PARTILHAR

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

Navegação

Scroll to Top