Escolher o protetor solar tem algumas regras, deve ser usado durante todo o ano e pode ser adquirido a preços acessíveis. Continue a ler e saiba como escolher o que melhor de adequa a si e como usá-lo de forma eficaz.
Como escolho o protetor solar?
O protetor solar deve proteger contra raios ultravioleta (UV) tipo A e tipo B, e por isso, deve ter um fator no mínimo de 30 e ser resistente à água.
Creme, gel ou spray?
Prefira creme ou gel. O spray não é o mais aconselhado na medida em que é mais difícil controlar a quantidade aplicada embora seja mais fácil de aplicar nas crianças. O creme é melhor para peles secas e o gel para zonas mais peludas e couro cabeludo.
Posso usar o protetor solar do ano passado?
Antes de mais nada, o protetor solar depois de aberto deve seguir as instruções da embalagem que geralmente tem validade de 9 a 12 meses. Se por ventura o seu protetor solar não tiver data de validade após abertura, considere 3 anos como prazo de utilização após aberto (escreva no frasco a data em que abriu). Se você tem um frasco aberto há mais de 1 ano é possível que não tenha usado a quantidade correta de protetor solar.
Fator 10, 20, 30 ou 50? Qual a diferença?
Deve escolher um protetor solar de, no mínimo, fator 30, já que protege contra 97% dos raios UV. Os fatores acima protegem pouco mais que 97% sendo que não existem protetores que protejam a 100%. Usar fator 50 não significa que possa estar exposto ao sol mais tempo sem aplicar protetor, deve aplicar com as mesmas regras (ver questão seguinte).
Quantas vezes e quanto devo aplicar?
Aplicar 15 a 30 min antes da exposição solar e a cada 2 horas ou após exposição à água. A quantidade a aplicar em todo o corpo corresponde aproximadamente à da palma da sua mão.
Estas são as zonas do corpo que geralmente ficam esquecidas
Lembre-se de aplicar também o protetor solar nas zonas, muitas vezes esquecidas e por veze as mais sensíveis. Tais como pescoço, orelhas, pés e lábios.
Quanto mais caro o protetor melhor?
Mais importante que o preço é cumprir os requisitos (mínimo de fator 30, resistente à agua proteção contra raios UV tipo A e tipo B). Não se aconselham os protetores antirrugas, de cor ou perfumados visto que poderão perder o efeito protetor.
Qual o melhor protetor para o bebé?
É totalmente desaconselhada a exposição solar às crianças com menos de 6 meses. As crianças devem obedecer às mesmas regras que os adultos embora pela sua maior sensibilidade devem ser-se mais rigoroso usando roupas adequadas, óculos de sol, chapéus de abas largas e preferir protetor solar mineral com óxido de zinco ou dióxido de titânio.E
Em síntese, as altas temperaturas atraem à exposição solar que com ela deve sempre acompanhar a devida proteção. O protetor solar é uma das principais medidas para além do uso de roupa, chapéu e óculos de sol. Assim, evite as horas críticas (das 12 às 16 horas). Prefira o creme ou gel, escolha o protetor solar com fator no mínimo 30, contra raios UV tipo A e tipo B e resistente à agua. Por fim, aplique 15 a 30 minutos antes da exposição solar e a cada 2 horas ou após exposição à água.
Com o calor chegam também as indesejadas picadas de inseto. Saiba aqui o que fazer!