Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Blog com informação médica confiável para uma comunidade mais saudável e consciente. Saber Mais

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

Dor nas costas raramente é por uma pneumonia

O receio de associar dor nas costas à pneumonia é comum, mas é crucial esclarecer que os pulmões não são sensíveis à dor. A pneumonia, uma infeção nos pulmões, pode causar desconforto devido à inflamação da pleura parietal, geralmente acompanhada por tosse, febre e falta de ar.
Apenas dor nas costas não é igual a ter pneumonia já que na maioria das vezes a dor é acompanhada de outros sintomas. Saiba tudo aqui!

O receio de que a dor nas costas ou “dor nos pulmões” seja uma pneumonia é bastante frequente. Já lhe passou isto pela cabeça? Veja a resposta.

O que é uma pneumonia?

Antes de mais nada, dizer que a pneumonia é uma infeção dos pulmões, mais precisamente nos pequenos “sacos de ar” designados alvéolos e no tecido que o rodeia. Pode ser provocada por vírus, bactérias ou fungos. Existem as chamadas pneumonias adquiridas na comunidade e as adquiridas em locais de cuidados de saúde (ex: hospitais).

Porque é que a pneumonia dá dor?

Os pulmões não doem já que não possuem inervação sensitiva. Na pneumonia, o local infetado pode afetar a pleura parietal (uma membrana abaixo das costelas que envolve a pleura visceral que por sua vez envolve o pulmão) que quando inflamada causa dor com os movimentos torácicos (respiração, tosse, soluço, pressão local…).

Quando suspeitar de pneumonia e o que fazer?

A pneumonia pode apresentar-se de formas diferentes sendo que o sintoma mais frequente é a tosse com expetoração. Pode acompanhar-se de arrepios de frio, dores no peito, febre e falta de ar. Se apresentar estes sintomas deve recorrer a uma consulta médica a fim de confirmar ou excluir pneumonia. Por outro lado, a radiografia torácica não é obrigatória sendo que depende de cada caso.

Uma pneumonia põe a vida em risco?

Pneumonia não é sinónimo de gravidade. A doença pode ser mais perigosa em crianças, idosos e pessoas portadoras de doenças crónicas (diabetes, doença pulmonar obstrutiva crónica, cancro…). Em pessoas previamente saudáveis, a pneumonia trata-se em casa com antibiótico. Em pessoas debilitadas pode ser necessário internamento para tratamento e vigilância. O mais importante é detetar e tratar atempadamente.

Existe alguma vacina contra a pneumonia?

Sim. Em Portugal está disponível uma vacina que diminui o risco de contrair pneumonia. Designa-se Prevenar 13, é comparticipada e pode ser adquirida na farmácia. Faz-se apenas uma dose, não sendo necessário repetir. É a mesma vacina que se administra nas crianças conforme o plano nacional de vacinação. Também está disponível outra vacina – Pneumovax 23 – que pode complementar a anterior.

Pneumonia é uma infeção pulmonar, pode afetar qualquer pessoa sendo mais frequente em pessoas com outros problemas de saúde. Apenas dor nas costas não é igual a ter pneumonia já que na maioria das vezes a dor aparece acompanhada de outros sinais ou sintomas (tosse, expetoração, febre, falta de ar).

Costuma recorrer a anti-inflamatórios para combater a dor nas costas. Tenha atenção ao ab(uso)!

A informação constante neste blogue deve, sempre que necessário, ser abordada com o seu médico e está sujeita a atualizações a que os leitores devem estar atentos.

PARTILHAR

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

Navegação

Scroll to Top