Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Blog com informação médica confiável para uma comunidade mais saudável e consciente. Saber Mais

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

Vale-Cirurgia: O Que São e Como Funcionam?

O acesso a cuidados de saúde atempados é essencial para garantir a qualidade de vida dos utentes. No entanto, devido à elevada procura por cirurgias no Serviço Nacional de Saúde (SNS), pode ocorrer um tempo de espera prolongado. Para minimizar esse problema, foi criado o sistema de Vales-Cirurgia, um mecanismo que permite aos utentes realizarem a sua intervenção cirúrgica noutra unidade hospitalar quando o hospital de origem não consegue cumprir o prazo estipulado por lei. Este vale pode ser utilizado tanto em hospitais públicos como em unidades privadas e sociais que tenham acordo com o SNS.
Vale-Cirurgia: O Que São e Como Funcionam?

Diferença entre nota de transferência e vale-cirurgia:

Embora muitas vezes utilizados como sinónimos, a Nota de Transferência e o Vale-Cirurgia têm algumas diferenças fundamentais:

  • Nota de Transferência: Permite a escolha entre hospitais públicos que fazem parte da lista enviada ao utente.
  • Vale-Cirurgia: Oferece a possibilidade de escolha entre hospitais públicos, privados e sociais que tenham acordo com o SNS.

Como funciona o processo?

  1. Geração do Documento: Quando um hospital não consegue realizar a cirurgia dentro de 75% do TMRG definido por lei, é automaticamente emitida uma Nota de Transferência ou um Vale-Cirurgia.
  2. Envio ao Utente:
    • Se o utente tiver um e-mail registado no sistema do SNS, o vale será enviado digitalmente.
    • Caso contrário, o documento será enviado por correio, via CTT.
  3. Escolha do Hospital: O utente deve selecionar a unidade onde pretende ser operado e contactar diretamente o hospital escolhido dentro do prazo estipulado.
  4. Confirmação da Transferência: Após o contacto, o hospital confirma a aceitação e procede à marcação da cirurgia.

O que fazer ao receber um Vale-Cirurgia?

Se recebeu um Vale-Cirurgia, pode optar por:

  • Aceitar: Escolher um hospital da lista e contactar a unidade para proceder à marcação da cirurgia.
  • Recusar: Reencaminhar o documento para a Unidade Regional de Gestão do Acesso (URGA), manifestando a sua decisão e justificando a recusa.

Nos primeiros oito meses de 2024, foram emitidos mais de 134.400 Vales-Cirurgia, mas cerca de 55% foram recusados. Embora o sistema tenha sido criado para reduzir os tempos de espera, muitos utentes optam por manter-se na lista do hospital de origem, seja por preferência pessoal ou por dificuldades logísticas. Na verdade,os Vales-Cirurgia apresentam limitações na continuidade dos cuidados. Caso surjam complicações pós-operatórias, o hospital convencionado pode não estar em condições de assegurar todo o acompanhamento necessário, uma vez que o Vale apenas cobre a cirurgia em si, excluindo despesas adicionais com tratamentos ou reintervenções. 

Como Atualizar os Seus Dados?

Desde setembro de 2023, os Vales-Cirurgia passaram a ser enviados preferencialmente por e-mail, como parte de uma medida de transição digital do SNS.

Para garantir que recebe o seu Vale-Cirurgia por e-mail, pode atualizar o seu contacto nas seguintes entidades:

  • Unidades Locais de Saúde (ULS)
  • Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES)
  • Portal SNS 24 (na área pessoal)

Com a crescente digitalização do sistema, a gestão destes processos torna-se mais ágil e eficiente, facilitando a escolha dos utentes e melhorando o acesso à saúde em Portugal. Tem dúvidas sobre este tema? Contacte “O teu médico de família”! 

A informação constante neste blogue deve, sempre que necessário, ser abordada com o seu médico e está sujeita a atualizações a que os leitores devem estar atentos.

PARTILHAR

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

Navegação

Scroll to Top