Uma doença altamente contagiosa
A varicela é altamente contagiosa – é facilmente transmitida através do contato direto com uma pessoa infectada ou através do ar, e a pessoa infectada pode contaminar outras mesmo antes de apresentar sintomas.
Sintomas e período de incubação
O período de incubação pode ir até 21 dias. Os sintomas da varicela incluem erupções cutâneas com comichão, vesículas (“borbulhas”) e febre – é importante reconhecer esses sintomas para que a sua criança possa receber tratamento adequado.
Prevenção através da vacinação
A vacinação é a melhor forma de prevenir a varicela – a vacina contra a varicela é altamente eficaz e segura. Pode ser administrada a todas as crianças com idade entre 12 e 15 meses, com uma segunda dose entre 4 e 6 anos de idade. Depois desta idade também pode ser administrada a vacina.
Complicações associadas
A varicela pode causar complicações graves – embora a maioria das crianças se recupere completamente da varicela em uma ou duas semanas, a doença pode causar complicações graves, como pneumonia, encefalite e infecções bacterianas secundárias.
Isolamento e cuidados durante o período de contágio
A criança deve ser isolada durante o período de contágio – durante 5 dias após o início da erupção cutânea. Desse modo, estará a prevenir a propagação da doença a outras pessoas, especialmente para aquelas com sistema imunitário mais deprimido ou os que têm maior risco de complicações (adultos não vacinados).
Tratamento e alívio dos sintomas
O antivírico não é obrigatório e há mesmo quem não recomende na maioria das crianças saudáveis. Deve ser ponderado em crianças com défice imunitário, lactentes (crianças com menos de 1 ano), jovens adultos e adultos. Para aliviar a comichão utilize um anti-histamínico, como por exemplo desloratadina (2,5ml 1x por dia em crianças com menos de 5 anos e 5ml 1x por dia em crianças com 5 ou mais anos). Não é necessário besuntar a crianças de cremes, uma vez que as vesículas acabam por secar naturalmente. O mais importante é evitar infeções bacterianas a partir das lesões. Por isso, deve evitar exposição solar direta, cortar as unhas (é um grande meio de contágio) e se for necessário hidratar prefira as loções.
O seu filho está doente e não sabe como justificar a sua falta ao trabalho? Não se preocupe, pode ficar a saber tudo aqui.