Blog com informação médica confiável para uma comunidade mais saudável e consciente. Saber Mais

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

“Como justificar a minha falta ao trabalho. O meu filho está doente!”

Você sabia que existem formas de justificar as faltas ao trabalho por ter o seu filho doente, assegurando o apoio da segurança social?
Você sabia que existem formas de justificar as faltas ao trabalho por ter o seu filho doente, assegurando o apoio da segurança social?

Quando nos deparamos com a doença de um filho, uma das preocupações imediatas pode ser como justificar a falta ao trabalho para prestar assistência. A doença aguda em crianças é comum e nem sempre sabemos como proceder para obter licença remunerada para cuidar delas.

Como pedir o apoio?

Felizmente, existem duas maneiras de solicitar esse apoio à segurança social, sendo uma delas coberta a 100% ou conforme os descontos realizados nos últimos seis meses:

Saiba que há 2 formas de requerer este apoio à segurança social (pago a 100% ou conforme descontos realizados nos últimos 6 meses):

  • Médico de família: Certificado de incapacidade temporária (“baixa”) por assistência ao filho. Para estes casos, é frequente o médico exigir uma prova em como a criança está doente desde o dia mencionado (ex: relatório ou comprovativo de episódio do serviço de urgência) ou então observa a criança nesse dia;
  • Segurança social: requerimento preenchido (disponível aqui) e entregue na segurança social a que deve estar anexada declaração de médico (seja público ou privado) com data de início e fim – esta opção é muito prática quando o pai ou mãe recorreu a um médico particular para observação do filho. Basta solicitarem ao médico a declaração, escusando de recorrer ao centro de saúde

Para mais informações recorra ao guia prático da segurança social para conhecer mais pormenores sobre como como justificar a falta ao trabalho.

Lidar com a doença de um filho e a necessidade de faltar ao trabalho para prestar assistência pode ser um desafio para muitos pais. No entanto, compreender os procedimentos para obter licença remunerada através do médico de família ou da segurança social pode facilitar esse processo. É essencial estar ciente das opções disponíveis e seguir os passos necessários para garantir o cuidado adequado da criança enquanto se cumprem as obrigações profissionais.

Prevê-se que em breve os serviços privados estejam possibilitados de emitir certificados de incapacidade temporária de forma a evitar idas ao serviço público depois da situação clínica estar já esclarecida e orientada.

A informação constante neste blogue deve, sempre que necessário, ser abordada com o seu médico e está sujeita a atualizações a que os leitores devem estar atentos.

PARTILHAR

Posso ajudar a manter-se atualizado sobre a saúde.

Receba gratuitamente dicas e conselhos de um médico de família

Navegação

Scroll to Top